Atualmente, a segmentação do saber é considerada um dos
maiores problemas educacionais. Os conteúdos são divididos por
disciplinas, o que torna muito difícil para o educando relacionar os
saberes, compreendendo-os como segmentos de um todo. Para resolver esse problema,
tem-se investido em trabalhos conjugados que visam à integração
entre os conteúdos específicos das diversas disciplinas.
A Educação Física, como disciplina regular dos Ensinos
Fundamental e Médio, também pode contribuir com outras áreas
em um processo multidisciplinar. Sugere-se, então, alguns temas de trabalho
conjunto:
- História — pode-se trabalhar com a história da
Educação Física e/ou dos Esportes. Utilizando-se encenações
teatrais, a atividade torna-se mais motivadora e é possível aproximá-la
da área de Artes.
- Geografia — pode-se localizar países, estados e cidades
relacionados a eventos ou fatos esportivos. Por exemplo: encontrar no mapa a
sede dos próximos Jogos Olímpicos, Atenas; pesquisar sobre a cidade
de Madri, do time de futebol Real Madri, no qual jogam Ronaldinho e Roberto
Carlos; ou, ainda, tentar descobrir por que a equipe do Flamengo (bairro) é
chamada assim.
- Ciências — livros de Fisiologia do Esforço ou
do Exercício são sempre uma boa alternativa para a seleção
de temas nessa área. Por exemplo: a importância do consumo de água
durante a atividade física; os efeitos do calor sobre o praticante de
exercícios; por que a altitude influencia no rendimento físico.
- Filosofia — uma questão que está sendo muito
discutida é a atual concepção do corpo. Assim, são
bons assuntos para debater em sala de aula a estética, o padrão
de beleza obsessivo (a influência da mídia e da alta-costura e
as doenças relacionadas a esse padrão, como a anorexia e a bulimia)
e a ética — por meio do tema doping. Há vários filósofos
que discutem a preocupação com o corpo. Uma sugestão de
leitura são as obras de Merleau-Ponty.
- Línguas Estrangeiras — uma estratégia para fazer
convergirem essas disciplinas é comentar os esportes que são praticados
nos países que falam determinado idioma. Na Língua Inglesa, por
exemplo, pode-se trabalhar com os esportes americanos — como basquete,
futebol americano e beisebol. Para a Língua Espanhola, pode-se falar
sobre os grandes clubes espanhóis de futebol e até mesmo sobre
a tourada — que também é considerada um tipo de esporte.
- Matemática e Geometria — os cálculos podem ser
aprendidos usando-se e acompanhando-se a tabela do Campeonato Brasileiro, por
exemplo, pois ela faz parte do cotidiano de várias crianças. Aprender
as formas de pontuação de diferentes modalidades também
pode ajudar no aprendizado de Matemática Básica. Na Geometria,
angulações, áreas e volumes podem ser assimilados utilizando-se
gravações de jogos e/ou das diferentes quadras das modalidades
esportivas. No cálculo de volume, um bom referencial pode ser uma piscina
ou pista de esqueite, por exemplo.
- Português e Literatura — abordar os termos usados nos
esportes é uma forma interessante de enriquecer o vocabulário.
Outro tema que chama a atenção é a influência do
futebol no vocabulário brasileiro: “deu bola”, “pisou
na bola”, “está com a bola toda” e por aí vai.
São inúmeras as palavras que se originaram nos esportes e são
usadas em outras situações sociais. Na Literatura, é sabido
que muitos escritores de renome nacional dedicaram algumas linhas aos esportes
— Olavo Bilac, Lima Barreto, Coelho Netto, Graciliano Ramos, Monteiro
Lobato, Jorge Amado, Luís Fernando Veríssimo, Armando Nogueira,
Oswald de Andrade, Gilberto Freyre, Carlos Drummond de Andrade, Nelson Rodrigues,
entre outros. Então, que tal trabalhar com textos que tenham como tema
os esportes?
A quantidade de assuntos é imensurável. Aqui, foram apresentados
apenas alguns exemplos. Nesse contexto, o mais importante é a criatividade
do educador para buscar novos temas e formar alunos mais integrados por meio
desse conhecimento ampliado e, conseqüentemente, mais preparados para o
“vir a ser no mundo”.
http://www.educacional.com.br/educacao_fisica/educadores/educadores21.asp
Caros colegas, achei esse texto muito proveitoso para auxilio na elaboração de planejamentos interdisciplinares, mesmo que, ainda tenha sido, do tempo em que os Jogos Olímpicos foram em Atenas e que o Roberto Carlos ainda jogava bola...
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