APRESENTAÇÃO
DO PROJETO
- INTRODUÇÃO
Após
assistir vídeos relacionados à crianças compulsivas e estimuladas
pela mídia, pensei em fazer um projeto com atividades simples na
área da Educação Física, envolvendo informações básicas sobre
o corpo, alimentação saudável, cooperação, socialização e
respeito, através de brincadeiras, jogos e atividades recreativas.
Através
do jogo podemos contribuir para a formação de cidadãos
responsáveis e conhecedores das regras sociais, com respeito e
dignidade ao próximo, trabalhar a concentração, atenção,
criatividade, convivência grupal sem falar da competência de lidar
com o emocional.
No
ambiente do jogo, os praticantes enfrentam variados sentimentos e
experiências educativas que podem ser repassadas para a vida
cotidiana. Por isso,os jogos são fundamentais ferramentas para a
educação de diversas faixas etárias escolares. Neste pensamento
CARVALHO afirma que:
“desde
muito cedo, o jogo na vida da criança é de fundamental importância,
pois quando ela brinca, manuseia e explora tudo aquilo que está a
sua volta, através de esforços físicos e mentais e sem ser coagido
pelo adulto, começa a ter sentimentos de liberdade, portanto real
valor e atenção as atividades vivenciadas naquele instante”
(1992, p. 14).
Acreditando
nessas evidências de valorização pessoal e fortalecimento de
mudança de atitudes, é que a ideia desse projeto veio a tona, onde
talvez, com a prática, uma parte dos objetivos sejam alcançados.
- JUSTIFICATIVA
Conforme
Vygotski (1988) citado por Kishimoto (1994), a brincadeira é uma
atividade social, que constitui fonte de desenvolvimento por meio de
imaginação, interação e comunicação, então, a criança
soluciona problemas e supera dificuldades a partir do processo de
interiorização.
Através
de práticas bem diferentes daquelas que as crianças em questão
estavam acostumadas, alguma coisa de bom poderá ser acrescentado no
dia a dia de cada uma delas e que com ações e atitudes mais
saudáveis tanto físicas como emocionais, poderão ser preferidas
diante das anteriores .
- OBJETIVOS
O
Objetivo maior é oportunizar à essas crianças, informações
relevantes à idade cronológica através de atividades lúdicas e
prazerosas, desenvolver a socialização, a cooperação e o
respeito mútuo, vivenciar diferentes formas de lazer e
valorização pessoal.
DESENVOLVIMENTO/
RESULTADOS
- METODOLOGIA
De acordo com os PCNs os conteúdos são divididos em três
grandes blocos de atuação:
- Conhecimento sobre o corpo;
- Esportes, Jogos, Lutas e Ginásticas;
- Atividades Rítmicas e Expressivas.
O
projeto terá duração de um ano, sendo que os alunos serão
avaliados a cada bimestre e acompanhados de acordo com suas
necessidades .
Haverá
uma planilha com os quesitos trabalhados visando o desenvolvimento
das crianças, na qual será registrada toda participação, para
culminar no resultado dos objetivos propostos.
As aulas
serão a maioria práticas, visando a socialização e cooperação,
levando em consideração a sondagem anterior sobre a compulsão e o
sedentarismo das crianças. Em algumas teorias, o objetivo é embasar
o porque das aulas práticas e apresentar conteúdos importantes
sobre o próprio corpo, alimentação e qualidade de vida.
O
projeto será desenvolvido nas aulas de educação física, seguindo
os conteúdos programados no referencial curricular, respeitando o
nível de entendimento e a faixa etária dos alunos.
As aulas
práticas poderão ser filmadas e/ ou fotografadas para posterior
montagem de um roteiro de apresentação através do Impress (Power
Point) ou Open shot (Movie macker).
Os
conteúdos serão repassados nas aulas da STE aproveitando os
recursos de pesquisa, entrevistas, vídeos, artigos, todos
relacionados ao comportamento de crianças e adolescentes
relacionados à compulsão e ao sedentarismo. Dessa forma, será
solicitado a cada bimestre como forma de avaliação, um trabalho
desenvolvido com as tecnologias educacionais.
Para
a conclusão do projeto, cada grupo escolherá dentro dos blocos de
conteúdos, um tema que divulgue a qualidade de vida e a socialização
de crianças e adolescentes, tendo como ferramenta principal, os
recursos midiáticos.
Será
também proposto à coordenação, que o trabalho de conclusão do
projeto seja socializado aos demais alunos da escola (talvez à
comunidade escolar através de blogs), direcionando àqueles da mesma
faixa etária, para que acompanhem, analisem e tirem suas conclusões
sobre tudo que foi desenvolvido.
“...
faz-se necessário refletir sobre o papel do jogo numa sociedade que
está em transformação, valorizando-o como uma parte para a mudança
de valores e atitudes do cotidiano, ressaltando que a educação é
um processo que precisa atingir a pessoa em sua totalidade, na busca
de tudo aquilo que a faz crescer. Assim, a aulas de Educação Física
na escola nos parece um ótimo espaço pedagógico para se trabalhar
estes propósitos”.
(Marta
Nascimento)
REFERÊNCIAS:
KISHIMOTO,
T. M. Jogo,
brinquedo, brincadeira e a educação. São
Paulo: Cortez, 1997.
FRIEDMANN,
A. Brincar:
crescer e aprender – o resgate do jogo infantil. São Paulo:
Moderna, 1996.
VOLPATO,
G. O
jogo, a brincadeira e o brinquedo no contexto sociocultural
criciumense.
1999. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade
Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999.
COLETIVO
DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São
Paulo: Cortez, 1992.
MARQUES,
Marta Nascimento; KRUG, Hugo Norberto. O jogo como conteúdo
da Educação Física Escolar.
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